Monitoramento de gases em espaços confinados

O que é espaço confinado?

Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Alguns segmentos onde encontramos espaços confinados:
Agricultura: biodigestores, silos, transportadores fechados, moegas. Construção civil: tubulações, valas, escavações, poços, trincheiras. Indústria alimentícia: câmaras frias, fornos, extratores, tanques de aquecimento.
Indústria têxtil: Caixas, caldeiras a vapor, tanques, prensas. Indústria de papel: misturadores, digestores, fornos, tanques de branqueamento.
Metalurgia: Depósitos, dutos, coletores, cabines e tubulação. Transporte: Tanques nas asas de aviões, caminhões- tanque, porões de navios, compartimentos.
Indústria química/ petróleo: reatores, coluna de destilação, torres de resfriamento, tanques de armazenamento, precipitadores.

Monitoramento antes e durante o trabalho

A primeira avaliação é feita antes de o funcionário entrar no espaço confinado. Essa avaliação deve ser realizada fora do ambiente, através de um detector de gases calibrado com a bomba de amostragem devidamente acoplada.

As condições atmosféricas devem ser monitoradas continuamente também durante a realização do trabalho, para verificar se a condição de permanência é segura.

Agentes Químicos: Para efetuar a liberação o valor do Oxigênio (02) deve estar em 20,9% e os demais tóxicos ou inflamáveis zerados!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.