Minha conta

logo ecommerce
Pesquisar

O QUE É O LABORATÓRIO

O Laboratório de Calibração da Akso conta com uma ampla estrutura, com os melhores equipamentos e equipe técnica capacitada. Tudo isso, para emitir
certificados de calibração com alto grau de confiabilidade e 100% digitais. Utiliza os melhores padrões de referência para suas calibrações, em produtos novos e usados de todas as marcas.

Nosso laboratório é acreditado pela Coordenadoria Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), em conformidade à NBR ISO 17025:2017.

ISO 17025:2017

Em conformidade com a ISO 17025:2017, o Laboratório de Calibração da Akso está acreditado para realizar calibrações RBC em físico-química, temperatura e umidade.

INSTRUMENTOS QUE CALIBRAMOS

O Laboratório de Calibração da Akso conta com técnicos especializados e está apto a calibrar os seguintes instrumentos:

CALIBRAÇÕES RASTREÁVEIS

Termômetros de líquido em vidro

Termômetros analógicos e digitais

Termômetros infravermelho

Indicadores e controladores de temperatura

Cronômetros

Medidores de pH

Medidores de cloro

Termo-higrômetros

Dataloggers de temperatura e/ou umidade

Decibelímetros

Turbidímetros

Medidores de espessura

Medidores de cor

Detector de amônia

Detector de 4 gases

Medidor de CO2

Luxímetros

Refratômetros (Brix)

Medidores de oxigênio dissolvido

Anemômetros

Barômetros

CALIBRAÇÕES ACREDITADAS

Medidores de umidade relativa

Termômetros de radiação infravermelha

Medidores de temperatura com sensor termopar

Medidores de temperatura com sensor termorresistivo

Termômetros de líquido em vidor

Medidores de pH

Medidores de condutividade

Detectores de gase: Oxigênio (O2), Monóxido de Carbono (CO), Sulfeto de Hidrogênio (H2S), Metano (CH4), Amônia (NH3) e Dióxido de Carbono (C02)

SOLICITE COTAÇÃO

Tel. (51)  3406 1710 Whatsapp

E-mail: [email protected]

DÚVIDAS FREQUENTES

Calibração é uma comparação realizada entre um padrão de referência (do laboratório) e um instrumento do cliente.

O objetivo do certificado de calibração é fornecer ao cliente os resultados de medição do instrumento em calibração. Conhecendo os erros do seu instrumento, o cliente poderá corrigi-los no momento da utilização, tornando a medição mais exata e de maior confiabilidade.

Não, o objetivo da calibração é informar ao cliente os resultados de medição naquele exato instante, por meio de comparação entre um padrão de referência e o instrumento do cliente. Com isso o cliente tem condições de avaliar como estava o desempenho do instrumento durante o período de uso anterior, possibilitando identificar falhas no processo de medição, até mesmo recalls. 

Toda calibração possui um prazo de validade, mas isso depende basicamente do processo do usuário, frequência de uso do instrumento, criticidade, manuseio, grau de exatidão do instrumento, etc. Conforme o item 7.8.4.3 da ABNT ISO/IEC 17025:2017 o laboratório NÃO pode definir ou recomendar sobre o intervalo de calibração, por isso, cabe ao cliente definir a validade adequada para o seu instrumento de medição. Lembrando que, durante o período de validade, caso o instrumento sofra alguma avaria é recomendado calibrá-lo novamente.

Todos instrumentos de medição que influenciam no controle dos processos da empresa devem ser calibrados com rastreabilidade à organismos nacionais (RBC-Cgcre) ou internacionais.

É um serviço que emite um certificado de calibração com padrões que possuem rastreabilidade metrológica (o certificado de calibração rastreável não possui o símbolo do Inmetro).

RBC é a rede brasileira de calibração, formada por laboratórios acreditados à Cgcre, por esse motivo é comum ver as duas expressões sendo utilizadas na área metrológica, se referem ao mesmo serviço.

É um serviço que emite um certificado de calibração acreditada à Cgcre, realizada por um laboratório na qual teve sua competência evidenciada por meio auditoria conforme a ISO 17025 em uma área específica de calibração. (O certificado de calibração acreditada possui o símbolo do Inmetro junto com o Nº de registro de acreditação do laboratório.) A Akso tem o Nº de registro CAL 0670 para temperatura e umidade.

Calibração e aferição podem ser entendidas como a mesma atividade, embora o termo Aferição tenha caído em desuso por recomendação do Vocabulário internacional de Metrologia.

É a correção dos erros de medição identificados no processo de calibração. Após uma manutenção ou ajuste é necessário realizar uma nova calibração.

Padrão de Referência é um instrumento de medição com um grau de exatidão, precisão e incerteza menor que o instrumento de medição à ser calibrado. Padrões de Referência são calibrados por Laboratórios de Calibração pertencentes à RBC – Rede Brasileira de Calibração ou organismos internacionais reconhecidos pelo Inmetro, compondo assim a cadeia de rastreabilidade da medição.

Um ponto de calibração é a informação utilizada pelo laboratório para calibrar o instrumento. São valores de medição na qual o cliente irá utilizar o seu instrumento. O ponto de calibração pode ser definido pelo cliente de acordo com o escopo do laboratório.

Os instrumentos de medição são identificados por TAGs (códigos padrões do laboratórios) caso ainda não possua uma identificação definida pelo cliente (Caso o cliente tenha uma TAG definida, essa será utilizada). Para o auxílio no controle de identificação, uma etiqueta de calibração é enviada junto com o certificado de calibração com os campos “Nº Certificado”, “Data da calibração” e “Data da próxima calibração” que pode ser colado no próprio instrumento.

A Incerteza de Medição pode ser entendida como a “dúvida” em torno do resultado obtido durante a calibração. Por definição, nenhuma medição é 100% exata, mas quanto menor a incerteza de medição, ou “dúvida”, atribuída ao resultado, mais confiável é a medição. Laboratórios de Calibração com incertezas menores expressam resultados mais confiáveis que Laboratório de Calibração com incerteza de medições maiores.

VOCÊ SABE INTERPRETAR O SEU CERTIFICADO?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.