Pesquisar

Detector de Gás Sulfídrico (H2S) – SGTP-H2S

O SGTP-H2S  é um detector portátil de gás sulfídrico, compacto e intrinsecamente seguro, utilizado para avaliação das condições de um espaço confinado. Ele é equipado com alarmes visuais, sonoros e vibratórios e seu gabinete possui revestimento emborrachado, o que lhe confere maior aderência no manuseio, reduzindo o risco de quedas e choque mecânicos. O SGTP-H2S é totalmente a prova d’água, poeira e à prova de explosões.

O espaço confinado, de maneira geral, é qualquer área que não foi projetada para ocupação humana contínua e que possui meios limitados de entrada e saída. Alguns exemplos de espaços confinados são: vagões de cargas, silos e moinhos industriais, tanques de água ou combustíveis, chaminés industriais, galerias de rede de esgoto, fornos industriais, tubulações, refinarias, entre outros. Todas as empresas que possuem este espaço denominado “confinado”, precisam atender aos requisitos da norma NR-33 para preservar a segurança e saúde do trabalhador.

De acordo com a NR-15, a avaliação da atmosfera em um espaço confinado é imprescindível para precaver a exposição do trabalhador a agentes nocivos à saúde (locais insalubres). A NR-33 em conjunto com a NBR 16577 estabelece uma série de critérios para realizar essa avaliação, bem como os requisitos construtivos de monitores/detectores de gás que devem ser utilizados nessa atividade. 

O gás Sulfídrico ou também chamado de Sulfeto de Hidrogênio é um gás tóxico e inflamável, muito conhecido pelo seu cheiro desagradável de ovo podre. Esse gás é gerado pelo resultado da decomposição dos materiais orgânicos e por ser mais denso que o ar, normalmente se deposita em locais de trabalho próximos ao solo. Para isso, o uso do detector de gás sulfídrico é imprescindível, pois ele é equipado com alarmes visuais, sonoros e vibratórios que indicam a presença do gás, visando prevenir a saúde e a segurança do trabalhador.

Em conjunto à aquisição do detector de gás, recomendamos que você também  também adquira a bomba de amostragem, que é um acessório utilizado para a liberação do espaço confinado antes do trabalhador acessar à área de risco. O princípio de funcionamento da bomba de amostragem consiste em fazer a sucção do gás através de uma mangueira de silicone, carregando o sensor de gás do detector com a concentração do gás sulfídrico existente.

Para atendimento às normas, atente-se que o seu detector de gás deve estar devidamente calibrado. A Akso está equipada com um laboratório de metrologia Acreditado ao INMETRO e estamos aptos para realizar as calibrações de monitores de gás de acordo com a Rede Brasileira de Calibração (RBC) e a ISO 17025. Adicione esse serviço à sua compra!

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Faixa de medição: 0 a 100 ppm

Resolução: 1ppm

Exatidão: ±5% FS

Tipo de sensor: Eletroquímico

Princípio de amostragem: Difusão

Ajuste (calibração): 2 pontos

Alarme: 4 tipos (ajustáveis)

Sinalização: sonora (>90dB), visual e vibratória

Grau à prova de explosão: Ex ia IIC T4

Grau de proteção: IP67

Temperatura de operação: -40 a 50 °C

Umidade de operação: 5 a 95 %UR (sem condensação)

Alimentação: 3.6Vdc 1.2A (MN14250 bateria de lítio)

Indicação de carga da bateria: Visual (3 níveis)

Dimensões (LxAxP): 54 x 91 x 32 mm

Peso: 93g

Recursos adicionais:

– Gabinete com revestimento emborrachado

– Clipe de fixação – com alça

– Em conformidade com INMETRO

ABNT NBR IEC 60079-0

ABNT NBR IEC 60079-11

ABNT NBR IEC 60079-2

Itens inclusos:

– 1 tampa de calibração

– 1 clipe de fixação – com alça (instalado)

– 1 manual de instruções

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.